Um olhar sobre o rock nacional

Eu sempre escuto pessoas reclamando que damos muito valor ao que vem de fora e deixamos de lado o que é nosso, mas… sinceramente, atualmente tem alguma banda de rock?! 

Pra começo de conversa: o que é rock?! Bem se a gente for pensar bem na raiz do estilo musical, black music misturado e junto numa visão mais Elvis Presley, ou no que consagrou o rock, um estilo Beatles?! Hum… o que eu sei é que basicamente é uma música tocada com guitarra, baixo, bateria e as vezes teclado (apesar que outros instrumentos aparecem nessa mistura de vez em quando) e é claro o vocal… o estilo possui uma porrada de sub-gêneros para todos os gostos, desde o folk rock ao heavy metal.

E por isso, com a maior sinceridade digo; é muito difícil entender o que é rock, mas bem esse não é o assunto, o que quero discutir é sobre o rock nacional de hoje em dia… Se bem que, a meu ver ele praticamente não existe…

OK, vamos aos fatos:se você não considerar a velha geração de roqueiros brasileiros (sim estou falando das bandas da década de 80/90 que resistiram ao tempo, e às overdoses, como Capital Inicial, Paralamas dos Sucessos, titãs, Nação Zumbi e etc…) quase não temos exemplares para comparação. Ok, nos anos 2000 surgiram algumas bandas tipo CPM22, Detonautas,Cachorro Grande, Luxuria, Strike, Pitty, Nx Zero, Fresno… mas poucas chegaram aos dias de hoje… e as que restaram nem tem aonde mostrar sua música…

Duvida?! Vamos pensar nos últimos anos surgiu, virou febre, têm músicas que estão em todo o lugar e ganha dinheiro de verdade trabalhando com música: Maria Gadu (mpb), Paula Fernandes (setanejo), Anitta (funk?!), Naldo (funk?!), Gabi Amarantes (tecno brega ou qualquer coisa assim), Michel Teló (sertanejo), e outras tantas duplas sertanejas com musica chiclete… e bem, nenhuma banda de rock? Não, nenhuma… Nenhuma que eu pelo menos lembre o nome, que saiba de alguma música de sucesso… nada…

Mesmo que a MTV tente trazer essa coisa de musica nacional, rock na veia… hum, o que temos?! Lipstick? Vanguart? Garotas Suecas? Fake Number? Forfun? CW7? Cansei de Ser Sexy? Opa, CSS não vale porque canta em inglês e faz sucesso internacionalmente. Então tá, dessas que eu citei tem um publico pequenino e não tem nenhuma música marcante… não estou dizendo que sejam ruins, só que não dá pra comparar com a explosão de bandas de rock internacionais que tem bons investidores, estão sempre produzindo, têm clipes que passam em vários países e fazem parte da trilha sonora de filmes e novelas (o que no Brasil é o auge da carreira).

Dito isso, posso afirmar que o rock nacional é pobre… as bandas antigas sobrevivem porque a juventude aprendeu a apreciar suas músicas por causa de seus pais (ou porque é chique ouvir músicas que lutam contra o governo, afinal hoje em dia com o politicamente correto as músicas parecem mais censuradas que na época da ditadura), outros porque é da época deles… Já as novas bandas, não tem incentivo e por isso somem… Afinal como incentivar uma banda sendo que ela nem tem um programa de televisão decente para aparecer??? Sério, tudo bem que estamos na geração internet mas… tem que aparecer na televisão também, afinal ainda remos uma grande massa que não tem uma internet decente nesse país. Supondo que exista uma internet com velocidade decente por aqui….

No final das contas, nem é só o rock nacional que tá sofrendo não, é o mercado iconográfico brasileiro como um todo… pois não importa qual estilo musical, no final das contas poucos novatos então no mundo da música e são “apresentados” para o país. Sabe, como vemos nos EUA que vive apresentando novas bandas/cantores, podem até não durar mais que um álbum, mas tem sempre alguém novo aparecendo. Já aqui… lançam alguém novo de tempos em tempos e ficam só com ele até sua imagem ficar desgastada, aí trocam… triste isso.

Imagem

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s