FELIZ DIA DAS BRUXAS – uma maravilhosa noite de Samhain para você!!

 Pode ir tirando a vassoura do armário, os esqueletos do porão e o caldeirão do sótão… porque hoje é o dia de comemorar o halloween!!

O dia 31 de outubro é o dia de comemorar o Samhain, que para os Celtas (há mais de 2500 anos atrás) era a data do fim e início de um novo ano. Os antigos caltas acreditavam que nesse dia, melhor dizendo nessa noite, o véu entre o nosso mundo e o mundo dos mortos se torna mais tênue, sendo o tempo ideal para nos comunicarmos com os que já partiram.É uma noite de alegria e festa, pois marca o início de um novo período em nossas vidas, sendo comemorado com muito ponche, bolos e doces. A cor do sabbat é o negro, sendo o Altar adornado com maçã, o símbolo da Vida Eterna. O vinho é substituído pela sidra ou pelo sumo de maçã. Os nomes das pessoas que já se foram são queimados no Caldeirão, mas nunca com uma conotação de tristeza!Em algum momento do tempo nesses 2500 anos os descendentes celtas passaram a colocar na porta de suas casas imagens assustadoras como esqueletos para prevenir que os espíritos malignos, que também podiam atravessar o véu nesse dia pudesse fazer mal a seus entes queridos, as abóboras antes decoradas como símbolo de sabedoria começaram a ser entalhadas de formas mais fantasmagóricas…  entretanto o propósito festivo não foi perdido sendo atualmente uma grande festa, celebrada no mundo todo sob o nome de Halloween. Para aqueles que acreditam – como eu – na religião celtas, ou seja, as bruxas e bruxos dos tempos modernos, comemoram o dia de Samhain com um festival que representa a morte e a alegria pela certeza do renascimento. “O Deus morreu, e a Deusa, trazendo no ventre o seu amado, recolhe-se ao Mundo das Sombras para esperar o seu renascimento. Comemora-se aqui a ligação com os antepassados, com aqueles que já partiram e que um dia, como a natureza, renascerão.”  

Com uma ajudinha do blog misteriosantigos, estou escrevendo esse ensaio sobre o Dia das Bruxas, uma pequenina homenagem para esse dia tão importante, então: FELIZ DIA DAS BRUXAS ou HAPPY HALLOWEEN, como desejar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s